segunda-feira, 5 de maio de 2014

Acompanhamento Nutricional pós Bariátrica

Olá a todos!

Hoje temos a participação super especial de um nutricionista aqui no Blog :D

O nome dele é Gabriel Cairo Nunes, Nutricionista Pós Graduado em Esportes e Clínica pela UNESP, Pós Graduado em Cirurgia Bariátrica pela FAMERP, Pós Graduado em Nutrição Clínica ela FMUSP, Pós Graduado em Transtorno Alimentar pela USP, Pós Graduado em Emagrecimento pela UGF, Membro da ABESO, Membro da SBCBM, Membro da IFSO. Um excelente currículo que se propôs a colaborar conosco através seu conhecimento.

Ele tbm tem um Blog MUITO BOM que tem várias matérias voltado para Cirurgia Bariátrica e Nutrição. Vale a pena conferir!!! http://gabrielcaironunes.blogspot.com.br/

E para iniciar, sugeri um post sobre a importância do acompanhamento nutricional para um paciente gastroplastizado. CONFIRA!!!

A cirurgia bariátrica demanda um acompanhamento nutricional diferenciado. Isso por que ela “deixa” um novo estomago bem diminuído e ainda encurta o “trecho” de absorção de nutrientes, por isso os sintomas são variados.
Naturalmente nosso maior objetivo é proporcionar seu emagrecimento rápido, mas temos que respeitar sua fisiologia gástrica com o novo estomago reduzido.

A idéia é fazer você se acostumar a ingerir a quantidade e a consistência ideal de cada alimento, buscando a saciedade (satisfação), sem prejuízo nutricional ( desnutrição). Com isso você não voltara a comer em grandes quantidades, porem para que esse trabalho seja realizado com sucesso, ha a necessidade de consultas frequentes no inicio e ao longo do tempo essas visitas serão menos frequentes ( 2 ate 4 vezes por ano). 



Os estudos científicos mostram que a cirurgia bariátrica com o acompanhamento nutricional causa em média perda de peso 50% ou mais do seu peso total apos 2 anos da realização da técnica. 

Vários de nossos pacientes conseguiram perder o peso total que queriam, pois aceitaram e mantiveram o foco do tratamento, mas o melhor ainda esta por vir, muitos pacientes além de conseguirem a perda de peso, também se livraram das famosas morbidades ( doenças que a perda de peso ajuda a tratá-las) como diabetes, pressão alta, colesterol elevado, doenças ortopédicas, apneia do sono, depressão entre outras..

Com os mal resultados em perder ou manter o peso perdido, tem aumentado o número de pessoas que procuram as cirurgias para emagrecimento. Visando resolver o seu problema com o excesso de peso, a grande maioria dos pacientes diminuem a frequência das visitas com o nutricionista ao longo do tempo. 

Varias pesquisas mostram que os pacientes, não retornam com o nutricionista apos 2 anos da realização da cirurgia bariátrica. Porém, deve-se lembrar que a técnica cirúrgica promove uma mudança física( diminuindo o volume do reservatório = estomago e a absorção = intestino ), ou seja, não promovendo uma reeducação alimentar e mudanças comportamentais.  

A cirurgia bariátrica trata o efeito e não a causa do excesso de peso. 

Há pessoas que enxergam na cirurgia o “milagre” que esperaram a vida toda, sendo importante o acompanhamento nutricional no sentido de identificar erros alimentares e carências nutricionais ( que são previsíveis e facilmente prevenivel). 

Os erros alimentares devem ser trabalhados no sentido de conscientizar o paciente quanto à importância de mudança nos hábitos alimentares e de fornecer nutrientes para manter as funções básicas do organismo.

E muito comum pacientes retornarem no consultório apos anos sem contatos, com deficiências serias. O problema que as deficiências nutricionais não “ doem” o corpo se adapta. E com isso o paciente nao segue o orientado. 

As complicações nutricionais mais encontradas são:
- queda de cabelo, unhas fracas, pele seca e rugosa….
- Anemia, deficiência de vit do complexo B, D e cálcio.
- Diarreias ou constipação intestinal
- Intolerância alimentar

Para que você seja um paciente com boa perda de peso com melhora ou remissão das comorbidades e não apresente desnutrição é preciso manter o foco e não faltar nas consultas por toda a vida, se é esse seu objetivo, podemos ajudá-lo.

Muito obrigada pela colaboração Dr Gabriel!!! Fiquei muito feliz com a participação das suas ricas palavras. 

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela


Nenhum comentário:

Postar um comentário