quinta-feira, 17 de abril de 2014

Comida: o Vício

Olá a todos!!!

Muitos podem achar exagero a comparação que vou fazer, mas é a forma que eu me sinto, portanto, este texto será escrito em primeira pessoa, ok..

Quando eu me deparo com depoimentos de um drogados ou ex drogados eu sinto uma semelhança extrema, porém minha DEPENDÊNCIA é a COMIDA...

O tratamento de um viciado começa com o afastamento dos amigos e ambientes que os levam ao vício... Já eu, viciada em comida, não posso me afastar, pois preciso de comida para sobreviver..

Qualquer ambiente tem comida, a 100 metros de todo o lugar que eu vou tem comida, eu não preciso correr risco para comprar calorias e alimentar o meu vício...

Mas Juju, vc fez Bariátrica?

A cirurgia não eliminou meu amor pela comida, não eliminou aquela maldita vontade de comer quando estou triste... Como um viciado, eu dependo da comida para sorrir ATÉ HOJE...

Assistam este vídeo...


Como este ex viciado em Crack eu caçava moedas em casa para comprar doces e salgados na padaria desde pequena.. Já cheguei por várias vezes pegar na carteira dos meus pais dinheiro escondido para me enfartar de calorias.. A primeira vez foi 5 reais do meu pai para comer um Mc Donald que tinha acabado de abrir na minha cidade.. Na época o Big Mac custava isso e eu matei aula para comer..

Lembro de dias que eu não tinha dinheiro e comia uns 3 ou 4 pães na chapa com muitaaaaa margarina e um copo gigante de leite com achocolatado... Sempre escondido, sozinha.. Na verdade acompanhada com as minhas angustias..

Eu nunca agredi fisicamente ninguém por comida.. Ops, já sim.. Já bati nos meus irmãos pra roubar o doce deles. Minha irmã sempre esperava eu comer o meu para depois me fazer inveja com o dela. Ela chegava a lamber para eu ter certeza que eu não iria roubar, até que deixei o nojo de lado.. Acho que por isso nos tornamos obesas, comida era motivo de guerra..

Tbm já agredi verbalmente minha mãe quando dizia que eu estava comendo demais, mas no final eu que agredia mais com a comida e as marcas de das estrias estão aqui para me lembrar.. Meu marido então, sempre disse pra ele que a minha fome era por culpa de algo que ele fez ou deixou de fazer.. É incrível como não assumo os meus erros e fraquezas.. Sou mimada demais e quero ser perfeita sempre.. Mais interessante é pensar que eu não encarei minhas fraquezas e a partir dai conheci a obesidade.. Um inferno de vida...


Eu sempre digo que precisei chegar no fundo do poço para encarar esta fraqueza perante a comida e aceitar que EU PRECISO ME TRATAR.. E não é porque eu emagreci 42 Kg com a bariátrica que não sou mais uma dependente.. Na vdd hj eu me enxergo ainda mais como uma viciada, pois quando eu extrapolo vem a dor, o dumping e a consciência bate na hora, não mais quando eu tentava entrar numa roupa que a uma semana atras servia..

O ex viciado pediu para sair da fazenda onde se internou e eu saia da dieta, comia feito uma doida e só voltava pra dieta quando eu engordava o dobro... Poxa.. Quando eu entendia a realidade de engordar o dobro que batia um sentimento de fracasso a ponto de me doer no coração só de lembrar... Porém, o que é um peido pra quem está cagado? Então eu comia mais um pouco..

Como um viciado eu entrei nessa para aliviar minhas tristezas, até que se tornou exagerado e eu tudo se transformou num problema..

Se agradeço a alguém?! Em especial a minha mãe e a minha irmã por me colocar no caminho da Cirurgia Bariátrica.. Ao meu marido que tanto me amou e eu transformei a vida dele num inferno, pois não aceitava que ele me amasse no peso que eu estava.. É tosco, eu sei..

Tbm agradeço aos excelentes profissionais que cuidaram de mim e ainda cuidam.. Em especial a minha Psicóloga Letícia que tem um espaço impar na minha vida, se hj eu enxergo todas as minhas dificuldades é graças aos cuidados dela..

O que me resta é encarar minha fraqueza perante a comida e tentar mudar os hábitos, já que não consigo viver sem ela...

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

21 comentários:

  1. Vida amo demais você, admiro ao extremo a sua capacidade de se superar e se reinventar.
    A vida infelizmente não é um mar de rosas, e temos que ter muita força pra superar os solavancos e tropeços que ela, e nós mesmos nos damos ao longo de nossa jornada.
    E você, minha Juju, num trabalho de formiguinha tem consolidado sua força, espalhado ela ao seu redor, mostrando sua vitória pessoal e incentivado outras pessoas a se superarem.
    Mas o que mais me deixa feliz é ver algo em você que engordou, que cresceu, que fica maior sempre - o seu sorriso. O sorriso da Juliana por quem me apaixonei quando vi pela primeira vez em São João Del Rei nos idos de 2006. O sorriso de quem quer viver a vida e ser feliz, de tomar as rédeas do próprio destino e como diria Nietzsche filosofar com o martelo, com força e persistência forjar a sua felicidade.

    Te amo Ju.
    Amo viver ao seu lado.
    Amo te ver feliz e que sempre possamos ser fortes e que nenhum percalço nos derrube mais.
    Pro alto e avante amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vou responder a altura, vou corresponder com mais doçura e dedicação...

      Amo vc Sr Magrelo que me fez chorar em plena manhã <3

      Excluir
  2. Não tenho palavras para descrever o que senti ao ler o seu post.Identifico-me e muito consigo.Mas estou superando os obstáculos, tal como vç os está. Muito Obrigada por este blog e ter a coragem de seus desabafos serem expostos. Não é nada fácil. Coragem e Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse para outras pessoas, o primeiro passo já demos, aceitar a dependencia, agora é tratar a cada dia e não desistir só pq exagerou...
      A luta é diaria e constante :)
      Bjs

      Excluir
    2. Oi Ju, corajosa como sempre. Falar tão abertamente de dores tão profundas. Você cresce a cada dia na sua recuperação, no seu processo de emagrecimento e principalmente na maturidade. Parabéns pela ousadia.

      Excluir
    3. UAU minha psicóloga deixou sua marca no meu Blog :)))) Que coisa mais linda!!!

      Le, vc sabe que esta ousadia em encarar os fatos vem das nossas conversas naquela salinha com duas poltronas...

      Obrigada por toda dedicação!!! Bjs

      Excluir
  3. Eu sempre adorei comer e sempre fui gordinha, minha família toda é. E o pior, meu pai acha bonito ser gordinha então em casa nunca foi um problema pra eles... e isso que me prejudicou muito.
    Graças a Deus hj eles me apoiam a buscar a cirurgia. E meu marido também que por ele eu não precisaria, mas ele me apoia porque sabe que eu quero.
    Eu sempre comi bem, nunca tão em excesso... O pior começou de uns 6 anos pra cá, coisas aconteceram que me deixaram mal, e eu me aliviava na comida e hoje, mesmo feliz eu ainda desconto na comida qualquer ansiedade ou tristeza ou TPM.
    Nossa eu sei que tenho que mudar mas tem sido muito difícil. Esses entre outros problemas alimentares que eu tenho, que eu te conto por whatsapp...
    Mas não vou desanimar e seu Deus quiser eu vou encontrar toda minha força perdida e mudar minha vida.
    Você é um exemplo Ju.
    Cada dia mais linda e mais e mais saudável.
    Bjs
    Adoro vc moça!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gosto muito de vc <3

      Ana, eu estou do seu lado e acredito que vc vencerá esta batalha!!! Não é fácil, mas vale a pena lutar!!!

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Eu entendo, e sinto na pele... Tenho 6 meses de bariátrica, e ontem mesmo, tinha acabado de jantar, ainda estava com fome. Esperei para ver se passava, e 1 hora depois, ainda estava com fome... Comi 2 pepinos em conserva, tomei um monte de água, e esperei, até que a fome passou... Mas é uma batalha diária... Sou ex-fumante tb, parei de fumar ainda no hospital, após a cirurgia, justamente pq quase morri de uma complicação pulmonar. Ficar sem cigarro foi fichinha, perto de passar 40 dias sem comer nem beber nada... Pq o cigarro, a gente simplesmente se afasta, e ponto... Mas comer é algo tão ligado à sobrevivência quanto respirar...

    A minha sorte é que não são todos os dias que tenho essa fome louca... E mais sorte ainda que consigo aguentar a pressão absurda que sinto e contornar com pepino, tomate, ou fruta... Mas é sofrido. E se reflete até nos meus sonhos... Ando tendo um pesadelo recorrente. Nele, sou bariátrica, e vou comer um pedacinho de algo calórico (pizza, lasanha...). A intenção é só comer um pouquinho, até pq nem caberia muito. Mas cabe... e eu como, como, e continua entrando comida... E aí eu me dou conta que a cirurgia deu errado, e meu estômago está enorme de novo...
    Acordo angustiada, e com uma culpa bizarra por ter comido tanto no sonho...

    É... ninguém disse que seria fácil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau... Mta garra vc tem!!!

      Ninguém disse que seria fácil, mas a gente não sabe o tamanho do fardo que devemos carregar...

      Obrigada pelas palavras..

      Bjs

      Excluir
  5. Identifico-me e muito consigo, Muito obrigada por ter a coragem de desabafar. Não é nada fácil. Eu sempre adorei comer e nem sempre fui gordinha, tinha mais ou menos cuidado com o que comia, o meu grande problema foi sempre os doce ainda hoje é, por exemplo hoje passei 2 vezes por uma pastelaria que costumava ir muitas vezes comprar bolos, mas me contive e não entrei mas foi difícil pois eu varias vezes disse para mim mesma os teus lá em casa também comem não tem culpa por tu teres feito duodenal switch, vai entra compra para eles, Mas que mentirosa eu me tornei, se tivesse entrado tinha comprado os bolos que eu gosto e será que iria ter vontade suficiente para não os comer todos, mas agora já estou em casa …. Mas continuo esta luta porque é um misto de felicidade e tristeza …. Feliz quando se sobe a balança e temos menos um kg, feliz quando se veste roupa que guardamos no armário na espectativa de um dia voltar a vestir. Triste quando todos ao nosso redor come e eu não posso, mas não posso porque não quero voltar a ser gorda, fui operada á pouco tempo um mês e meio… estou a começar esta luta que vai ser sempre difícil…..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luta é dolorosa e ao mesmo a vitória é saborosa!!!
      Vale a pena cair e levantar sempre..
      Bjs

      Excluir
  6. Olha eu penso como vc... realmente é um vício e não há cirurgia que cure... dependemos da nossa luta diária que nem sempre conseguimos vencer, tem dias que consigo vencer tem dias que fracasso. .. e assim a gente vai vivendo, crescendo e aprendendo. Deus nos abençoe nessa luta diária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nos abençoe e nos de forças para lutar!!!
      Um beijo no coração

      Excluir
  7. Juju, operei há um ano atrás e esse ano foi o mais surreal da minha vida. Eu me dediquei com todas as células do meu corpo. Superando todas as minhas fronteiras, digladiando com os monstros que moram em mim e me fazem ser assim.. totalmente viciada em comida.. D-O-E-N-T-E na mais fidedigna essência da palavra. É uma voz na cabeça, uma angustia no peito CONSTANTEMENTE tentando me levar pra comida. Agora que alcancei a minha meta (é bem recente), mas parece que é pior pois tenho que dosar.. e um obeso doente não sabe o que é isso.
    Espero que possamos nos ajudar nessa caminhada. Tem um pouco da minha luta lá no meu blog: afimdeviver.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olha Juliana Antunes quando decidi fazer essa cirurgia eu fiz 2 anos de terapia para aprender a deixar de ser gorda, me reeduquei forma de alimentação, mas principalmente eu aprendi a controlar meu humor, isso mesmo, meu humor, é uma técnica muito simples. Controlando isso venci todas as demais barreias. Eu pesava uns 150 kg, perdi 20 kilos antes de operar, indo com 130 para mesa de cirurgia. Quando retornei para o pós operatório eu acreditava que ja era magra, então passei bem pela recuperação, não senti dores e comia o necessário! Cheguei a pesar 55 kilos com 4 anos de cirurgia, porém isso começou a me enfraquecer e então eu decidi buscar alternativa. Passei a reformular e consegui ganhar o peso e hj estou com 60, não sai comendo que nem doida, eu passei a comer de 2 em 2 horas, sob orientação médica pois precisava ganhar massa pois tenho 1,80! Nesse caso eu comia de 2 em 2, mas pouco! Agora estou de 3 em horas e meia em 3 horas e meia, mas sempre comendo pequenas coisas e saudáveis....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud

      Eu tbm já tinha alguns anos de terapia quando decidi operar, ajuda muito né..

      Mas como eu disse, este é o meu caso e pelos comentários acima da para perceber que não é apenas um problema meu..

      Este lance de controlar humor não é o meu objetivo, pois acredito que isso seria uma forma de negar quem eu sou.. Sem alterações de humor tudo fica muito borocoxo..

      Sobre seu peso, te acho magra demais, a Gisele Bündchen pesa isso sem seu excesso de pela e um dia eu li que modelos de 1,80 devem pesar de 55 a 60 Kg e para manter comem em média 600 a 800 calorias.. Lud, é muito pouco para quem fez a bariátrica, principalmente pq temos dificuldade em absorver vitaminas dos alimentos... Seus exames de vitaminas estão todos Ok??

      Bjs e Obrigada pelo testemunho :)

      Excluir