terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Obesidade Mórbida

Olá a todos!

Recebi da CLIADI (Clínica de Cirurgia do Aparelho Digestivo) um Manual de Orientação a Cirurgia de Obesidade Mórbida. Esta é a clínica onde o cirurgião Dr Roberto K. Kikko atende seus pacientes e eu o/...

Ele tem informações super valiosas e eu queria dividir com vocês, mas como ele é grande eu vou dividir por partes.

Nas Informações ao Paciente o manual afirma que é para sanar dúvidas e após a leitura do mesmo, caso haja algum questionamento, a equipe multidisciplinar irá responder. E mais, a equipe está a disposição tanto dos pacientes, quanto dos familiares e ela é composta por endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e é claro o cirurgião do aparelho digestivo.

O manual define Obesidade Mórbida e vou citar conforme está:

"O peso e a distribuição de gordura no corpo são regulados por uma série de mecanismos neurológicos, metabólicos e hormonais que mantem o equilíbrio entre a quantidade de alimento ingerido (ingesta) e o gasto energético (queima das calorias).
Quando a excesso de alimento em relação ao gasto de calorias, existe um armazenamento desta energia em forma de gordura, ou seja, o individuo tem um aumento de peso.
A Obesidade é, portanto, definida como um excesso do acumulo de gordura no corpo. Quando este acumulo atinge grandes proporções e vem acompanhado de complicações, passa a ser chamado de Obesidade Mórbida"

Eu não discordo de nenhuma palavra desta definição. Mas ouço muitas pessoas falando que pratica exercício físico e como pouco, porém é gordo(a). Nestes casos deve ser avaliado o que a pessoa come, por exemplo, 1 lata de Leite Condensado tem em média 1200 Kcal, ou seja, pouco quantidade e muita caloria.

No meu caso eu assumo que engordei muito por levar uma vida sedentária comendo muito. O que estou tentando mudar, comecei por deixar de lado o sedentarismo =D

Já aqueles magros, sedentários que comem muito eu duvido que este "comer muito" seja real durante todo o dia, pois eu como muito todo o dia e só engordo, já este magro, na minha opinião come muito um dia e passa outros dias comendo pouco, então vem a Lei da Compensação Calórica, onde a pessoa come 3x de calorias num dia e passa 4 dias comendo 1x de calorias.

Enfim, esta é minha opinião sobre Obesidade Mórbida. Acredito que muitos obesos não assumem o motivo do seu excesso de peso, pois realmente é difícil demonstrar as fraquezas. Mas não tenham vergonha, eu, você e muitos outros tem a mesma fraqueza perante a comida e podemos reverter esta situação mesmo sendo MUITO difícil.

Tem mais informações neste Manual e vou colocando aos poucos junto com as minhas reflexões. E espero que vocês reflitam comigo através de comentários.


OBRIGADA PELA VISITA!!!
Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
Até mais...
Contatos: twitter - facebook - runtastic

4 comentários:

  1. Oi Ju...

    Concordo contigo em todos os sentidos!!!
    Eu não engordei comendo alface...eu engordei pq gosto sim de comer e estou sendentária, não tem como disfarçar isso.
    Qd a pessoa engorda mesmo praticando exercício e fazendo dieta, pode ser que haja alguns distúrbio de tireoide ou coisa assim...

    Enfim...cada um com os seus motivos né??!O importante é buscar qualidade de vida!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buscar qualidade de vida com determinação e disciplina...
      Bjs

      Excluir
  2. ótimas definições Juju... Na minha equipe depois da cirurgia marcada, também recebemos um manual da cirurgia bariátrica... O tão sonhado manual.... hahahah Bjos

    ResponderExcluir