quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Acompanhamento Psicológico

Olá a todos!

Não é a primeira, a segunda e nem a ultima vez que vou escrever sobre a importância do Acompanhamento Psicológico aqui no Blog, porque eu realmente sinto o valor que ele tem para os envolvidos em Cirurgia Bariátrica.

No Vídeo: 50% engordam?! #Meta2013 mencionei que o Isac Aires havia dito num vídeo que as pessoas se preocupam muito com conseguir o Laudo do Psicólogo e dos outros profissionais que o convenio exige para a Cirurgia Bariátrica, mas esquecem do valor que todos estes profissionais tem.

E no Manual de Orientação a Cirurgia de Obesidade Mórbida da CLIADI (Clinica e Cirurgia do Aparelho Digestivo) tem uma pagina sobre Avaliação Psicológica e achei interessante dividir esta informação com vocês.

"A Avaliação Psicológica é de extrema importância no preparo para a cirurgia. Todos os pacientes que se submetem a Cirurgia Bariátrica devem passar por esta avaliação que é parte do protocolo preconizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.
Nas primeiras entrevistas, é analisado o histórico de vida do paciente, a história da sua obesidade, seus hábitos, o papel da comida na sua vida e diversos outros aspectos que esclarecerão a motivação para a realização da cirurgia.
Como a Cirurgia Bariátrica implica em mudanças profundas não só para o paciente, mas também para aqueles que o cercam, são realizadas sessões de orientação e exposição dos efeitos emocionais da cirurgia, tanto com o paciente como com seus familiares. Geralmente, fica a critério do psicólogo determinar o número de sessões ou, eventualmente, encaminhar o paciente para uma avaliação com um psiquiatra.
Após a realização da cirurgia, um trabalho de suporte é realizado para auxiliar o paciente na aceitação de sua nova condição de vida."

Sobre esta passagem do Manual me lembrei de um vídeo que eu fiz falando sobre quão eu era feliz por ter o apoio dos meus amigos e familiares.
Porque não importa que eles estejam perto de mim com o apoio formal, é preciso a mudança de hábitos deles e que eles aceitem minhas mudanças.

Pensem nisso =D

OBRIGADA PELA VISITA!!!
Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
Até mais...
Contatos: twitter - facebook - runtastic

7 comentários:

  1. Oi Juju, é isso mesmo o acompanhamento psicológico é muito importante no pré e pós operatório... Eu continuo frequentando as reuniòes dos pós operados no meu grupo... Como diz minha psicóloga temos que frequentar para não ter amnésia... hahahah Bjos :)

    ResponderExcluir
  2. Também acho essencial esse acompanhamento...meus médicos dizem que agora eles são pra sempre!Vejo no grupo algumas pessoas no grupo de redução no face que não fazem o acompanhamento psicológico totalmente perdidos e sempre fala que na minha família tem caso de gente de fez a cirurgia sem acompanhamento nenhum e não obteve sucesso no "manter" o peso que conquistou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, na boa, eu durante estes 6 meses de pé operatório vi casos de sucesso e fracasso, e os de fracasso são os que não seguem as recomendações médicas...
      Sofro sendo gorda e não desejo esta vida pra ninguém.. Se tenho a oportunidade de mudar, que seja como os casos de sucesso..
      Bjs

      Excluir
  3. Isac, infelizmente muitas pessoas não conseguem levar a sério um tratamento psicológico...
    Vc é um grande exemplo, aprendo muito com vc..
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Juuuu muito boa sua colocação, acho que acompanhamento psicológico eh bom pra tudoooo, estou sempre por aqui na torcida por vc. Beijos prima te amo muito viu, e pra sempre saudades imensas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prima, eu não abandono a minha por nada... E sei que ela será muito importante nesta fase...
      Bjs ... Tbm amo vc!!!

      Excluir