sábado, 6 de outubro de 2012

Fonoaudiologia e Gastroplastia #3

Olá a todos!!!

Confesso que estou um pouco atrasada com este post, mas estou sem vontade de escrever.. CALMA CALMA CALMA.. Não estou deprimida, só falta inspiração, mas hoje veio a LUZ!!!

Minha terceira consulta com a fonoaudióloga foi na segunda-feira, dia 01/10/2012, junto com o grupo e bem mais pratico que as outras duas.

Pra quem tiver interesse, cá está o primeiro e o segundo post (vale a pena conferir e procurar um profissional da área, caso tenha interesse em Cirurgia Bariátrica, pois só quem passa por esta fase sabe o quão é importante).

Vamos ao que interessa, a consulta!!!

Assim que chegamos a fono nos entregou um pão-de-queijo para cada um de nós e pediu para que comêssemos da forma que estávamos acostumados, e VAPT, todos comeram num piscar de olhos. Em seguida ela passou a forma correta que se deve mastigar:

1 - Morder com os dentes da frente, para tirar um pedaço;
2 - Furar os alimentos com os caninos e os amiguinhos dentes pontudinhos que estão ao lado dele (eu não sei o nome, mas acho que dá pra saber quais são, né?!);
3 - Mastigar com os dentes do fundo, primeiro de um lado, e com a língua manda o alimento pro outro lado, para fortalecer os dois lados do músculo;
4 - Quando o alimento estiver com textura de papinha é hora de engolir (cada alimento tem um tempo certo de mastigar, ou seja, esqueçam a história que é necessário ter o número X de mastigação);
5 - Na hora de engolir o movimento é o mesmo que para os líquidos que está explicado no segundo post.

Houve diversas considerações entre os grupos e foi o momento que senti o quão fundamental é passar por esta troca de experiência, pois coisas que eu não havia percebido eu me liguei. Elas foram as seguintes:

1 - TODOS conseguiram sentir o sabor do pão de queijo na segunda vez e ficamos impressionados por perceber que não sentimos o gosto na primeira tanto quanto na segunda;
2 - TODOS sentiram saciedade na segunda vez, já na primeira sentimos a vontade de comer uns dez a mais para sentirmos satisfeitos.
3 - Uma parte do grupo reclamou da textura pastosa da comida que os incomodou, e a fono alertou que ao sentir que a comida esta pastosa, já deve engolir e não ficar enrolando com ela na boca, pois, a partir do momento que ela ficou pastosa já está no ponto de engolir.
4 - Uma parte do grupo, inclusive eu, sentiu o excesso de saliva, e a fono disse que é o normal e isso não ocorre quando comemos pois não damos tempo para salivar, mas com o tempo vamos aprender a controlar ela na boca.

Considerações pessoais com o treino da semana:

1 - Como bem menos quando mastigo corretamente;
2 - As porções de cada garfada ou mordida passaram a ser menores, pois por incrível que pareça ela se multiplicam quando estou mastigando, isto é, não  dá pra mastigar corretamente com muita comida na boca porque a saliva mistura com a comida e ela se torna gigante.

Enfim queridos, é possível comer menos quantidade e sentir satisfeito!!!

O hábito vem com o tempo. Eu mesmo não me lembro de mastigar corretamente, sempre estou me policiando, mas as vezes me pego fazendo o movimento de engolir certinho e já fico feliz com meus botões.

Espero que tenham gostado do post e desculpa por ter ficado enorme, mas não quero resumir informações que eu considero PRECIOSAS.


4 comentários:

  1. Legal esse trabalho com a Fono, já tive acompanhamento com fono mais em outra ocasião, não agora na bariátrica, mas é muito legal mesmo o que descobrimos, eu tive sorte sempre mastiguei muito bem e muito devagar. Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. É Ju, aprender a mastigar bem os alimentos é fundamental para o sucesso do emagrecimento!
    Comer mais devagar, melhor e menos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem difícil mudar os hábitos, mas estou tentando dia a dia...
      Bjs

      Excluir