segunda-feira, 17 de setembro de 2012

1º dia no grupo

Hoje, 17/09/2012, foi meu primeiro dia com o grupo para o pré operatório da Cirurgia Bariátrica.
A psicóloga, Dra Cibele é bastante dinâmica e realista. Ela dividiu em 2 grupos de 3 pessoas cada, deu algumas revistas, pediu para recortar figuras/palavras e criar um cartaz com coisas que relacionem o antes e o depois da cirurgia.
Lá fomos nós, desesperados e ansiosos, fazendo tudo correndo, sendo que ela não deu um prazo para terminar. Em seguida, cada grupo dicertou o cartaz e nenhum dos 2 grupos tinham conversado sobre o que colaram, apenas pegaram os recortes e colaram no antes e depois. Então ela apontou a questão da ansiedade de todos ao querer terminar rápido e da falta de dialogo, que não houve, porque todos queriam acabar com aquilo. Talvez seja por isso que comemos tão depressa, para terminar rápido, e comemos além do que é saciável, para terminar rápido. (conclusão tirada agora que estou escrevendo)
Outro ponto que eu achei bastante critico é a falta de instrição de muitos que vão fazer a cirurgia. Tem uma senhora que achava que não comia mais, que se comesse algo além do liquido ela passaria mal até vomitar. Eu pensei com os meus botões, ela gosta de comer, por isso é gorda, e esta sujeita a deixar de comer pro resto da vida? Eu juro que queria entender a mente daquela senhora, e fui pra casa pensando nela. Enfim, quem sou eu pra julgar, mas é estranho. E por isso acho que é preciso muito preparo, muita leitura para não fazer errado depois. E mais, tá aí um exemplo do quão importante é o acompanhamento com todos os profissionais para esclarecer as duvidas, já que uma pessoa que busca ler tem suas duvidas, imaginem quem não busca informação alguma?!

#FikDik
Até mais..

2 comentários:

  1. Oiiii

    Vc é de São José dos Campos? Pq se for, coincidentemente moramos na mesma cidade!

    Esse pré operatório deixa a gente tão ansiosa, eu mesma, me mordia de ansiedade, haha, era torturante fazer os exames, se bem que eu sempre fui positiva, pensava que quanto mais rápido fizesse, mais rápido tudo estaria pronto e eu operada!

    Vc perguntou se eu faço imantai com a minha comida, me perdoe a ignorância, mas o que é isso?

    Beijos e boa sorte no seu processocirurgico!

    Julia

    ResponderExcluir
  2. Julia, te mandei resposta por e-mail.. Me diga qual seu médico???
    Bjs <3

    ResponderExcluir