segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Como fazer Cirurgia Bariátrica pelo Convênio Médico

Olá a Todos!!!

Hoje vou dar algumas dicas para realizar uma Cirurgia Bariátrica pelo Convênio Médico.

1 - IMC: Antes de mais nada, o convênio exige que o paciente tenha IMC acima de 40, ou a partir de 35 com comorbidades (doenças associadas a obesidade).

2 - Acompanhamento Médico: O convênio exige que o paciente apresente um laudo comprovando o tratamento contra a obesidade de 2 anos, ou mais.

3 - Carência: Cada convênio tem um período de carência, variando de 6 meses a 2 anos. Portanto o ideal é se certificar deste tempo antes de entrar com o pedido de cirurgia.

4 - Cirurgião: Procure por um Cirurgião do Aparelho Digestivo, ele vai passar todos os exames e laudos necessários para que o paciente realize a cirurgia.

5 - Laudos: Os laudos são documentos de profissionais da saúde que aprovam a realização da cirurgia no paciente, isto é, confirmam que o paciente não corre risco de ter alguma complicação no ato cirúrgico ou pós cirúrgico.*

*DICA:

Não deixe de obter nenhum laudo, pois se faltar um é motivo para o convênio não cobrir a cirurgia, eles são muito rigorosos, caso falte alguma coisa não vão pensar duas vezes em justificar a não realização da cirurgia.

Não compre laudos, pois eles determinam se o paciente em condições para operar. De preferência por ir fazer o acompanhamento por profissionais de confiança, pois caso ele detecte algum risco, com certeza vai tratar o risco até que o paciente esteja em condições dignas para a cirurgia.


6 - Exames: Faça todos os exames que o cirurgião e os médicos que vão dar os laudos pedirem em boas clínicas, pois estes determinarão se o paciente corre risco, ou não, de fazer a cirurgia.

7 - Nutricionista: Geralmente o cirurgião tem um nutricionista que acompanha os pacientes, mas caso não tenha, procure por um bom profissional, para que ele ajude nas dietas que são fundamentais no início do pós operatório.*

*DICA

Não faça a Dieta dos outros, faça a que seu nutricionista indicar, pois cada paciente tem uma necessidade diferente. Siga todas as recomendações na dieta do pós operatório para evitar qualquer risco, como por exemplo de ter uma fistula.

8 - Psicólogo: Faça todo o acompanhamento com o coração aberto. Não ache que é possível enganar o profissional, pois neste caso é o paciente que se auto engana. Pode ser que o tratamento demore um pouco mais do que o de outras pessoas, esta etapa não tem um tempo determinado.

- Advogado: Procure um advogado caso o convenio do paciente não esteja no período de carência, o IMC esteja de acordo com o item 1 e os laudos estejam todos de positivos para a cirurgia. Pois o convênio é OBRIGADO a custear a cirurgia. Com certeza, através de um advogado, o paciente consegue operar.

10 - Pós Operatório: O paciente deve manter um acompanhamento médico para manter um controle das vitaminas do corpo e um acompanhamento nutricional e psicológico. A luta contra a obesidade é pra vida toda, a cirurgia só ajuda a perder peso.

Qualquer dúvida acesse a ANS www.ans.gov.br - Agência Nacional de Saúde Suplementar, ou ligue para 0800 701 9656.

37 comentários:

  1. Bom dia, estou passando com o cirurgião, e comecei a fazer exames e passar com os medicos porém o meu convenio tem carencia de 2 anos meu IMC está acima de 50. Você acha que se o cirurgião fizer uma carta o convenio aprova a realização da cirurgia?

    ResponderExcluir
  2. A minha dúvida é a mesma da Patrícia, porém o meu IMC é de 39,7 e tenho Hernia de disco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana vc consegue sim, pois quem tem o IMC acima de 35 com alguma problema de diabetes, coluna (no seu caso Hernia) ou coração é comprovação médica! portanto o convênio é obrigado a pagar.

      Excluir
  3. Boa noite! Eu sou totalmente leiga nesses assuntos, mas tenho pesquisado bastante, quero muito fazer a bariátrica! Preciso pedir essa cirurgia pra quem? Falei com meu endocrino e ele fingiu que nem me escutou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura um cirurgião, se você mora em São Paulo capital te indico um super atencioso!! eu vou fazer com ele.

      Excluir
    2. Me indica esse cirurgião
      Meu convênio não tem mais carência
      Meu imc e 39,5
      É estou em consulta psicológica mais o endócrino não quer encaminhar

      Excluir
    3. Amore! Mude de endócrino, pq certamente ele quer ganhar às suas custas. Bj

      Excluir
  4. Olá meu IMC é de 40 mas ñ tenho nenhum problema de saúde. só um pouco de colesterol alto será q conseguiria Ñ deixo de ser doente pois sou obesa certo..será q o convênio cobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o IMC 40 acho que você consegue sim Talita. Vá num cirurgião e tente

      Excluir
  5. Olá meu IMC é de 40 mas ñ tenho nenhum problema de saúde. só um pouco de colesterol alto será q conseguiria Ñ deixo de ser doente pois sou obesa certo..será q o convênio cobre?

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso fazer uma bariátrica urgente...se eu começar a pagar um convênio... Com uns 2 meses mesmo a carência sendo de 2 anos...meu IMC é 50..fora que tenho problemas como trombose...será que consigo fazer a cirurgia..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu trabalho com plano de saúde. E sei como funciona , primeiro que estará entrando com pré existência... 021 966363995, qualquer coisa te dou umas dicas...

      Excluir
    2. Segundo uma turma de juízes, mesmo com a pre existência vc consegue.

      Excluir
  7. Olá.. Bom dia,

    Minha dúvida é a respeito do tratamento contra obesidade por 2 anos... Preciso começar a passar com o endocrinologista para tentar emagrecer por 2 anos, é isso mesmo???

    Obrigada e boa sorte na sua recuperação...

    ResponderExcluir
  8. Gente, boa noite!

    Acompanho a luta de muitas pessoas que tentam realizar a cirurgia bariátrica por intermédio de seus planos de saúde se veem completamente descobertas nas horas em que mais precisam.

    Hoje em dia tem sido muito divulgada a possibilidade de liberação desse procedimento pelas vias judiciais.

    Algumas pessoas do meu convívio passaram por essa situação e por esse motivo, após me tornar advogada, ingressei nessa área do direito e desde então venho trabalhado com pedido de liminares para que todos que necessitam possam se operar rapidamente.

    Claro que esse processo exige que o paciente esteja com todos os exames realizados e que os profissionais de saúde tenham atestado a possibilidade de realização da cirurgia. Mas, com tudo isso em mãos, a liminar poder ser analisada e a cirurgia liberada em até 48h.

    Para quem precisar de ajuda ou tiver dúvidas, estou à inteira disposição para ajudar.

    beijos!

    vanessasalemeid@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa como faço pra falar com vc por outro meio?

      Excluir
  9. olá estou com a amil a seis meses durante esse período descobri q estou com hérnia de disco artrose no joelho e ovário policistico tenho imc 36. gostaria de saber se é possível operar....

    ResponderExcluir
  10. olá estou com a amil a seis meses durante esse período descobri q estou com hérnia de disco artrose no joelho e ovário policistico tenho imc 36. gostaria de saber se é possível operar....

    ResponderExcluir
  11. Ola meu nome e eliane hoje vou passar pelo medico pela primeira vez o meu imc e dr 38 porém tenho asma isso ajudaria pra fazer a cirurgia?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite sou do rio de Janeiro estou procurando um cirurgião que a aceita o plano Amil se alguém souber contato de algum aqui no rio que possa me passar o contato

    ResponderExcluir
  13. Boa noite sou do rio de Janeiro estou procurando um cirurgião que a aceita o plano Amil se alguém souber contato de algum aqui no rio que possa me passar o contato

    ResponderExcluir
  14. Bom dia
    Sera que alguém pode me ajudar??
    tenho convenio Amil, é de empresa meu IMC 38 e nem sei como começar, qual medico procurar, ão sei nada, será que alguém pode me indicar médicos?
    moro em SP zona sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia bom dia vc que sabe qual hospital realiza a bariátrica pelo convênio Amil o hospital Brasil não posso te afirma com clareza mas tenho amigas que se trata lá e tem um cirurgião excelente Dr Ronaldo boa sorte

      Excluir
  15. Olá boa noite !
    Mim chamo Márcia comecei no convênio a 2 meses com o propósito de fazer a cirurgia bariátrica , meu IMC e maior que 40 , gostaria de saber com quis médicos começo a passa pra fazer um tratamento e fala sobre a cirurgia bariátrica ?

    ResponderExcluir
  16. Olá boa noite !
    Mim chamo Márcia comecei no convênio a 2 meses com o propósito de fazer a cirurgia bariátrica , meu IMC e maior que 40 , gostaria de saber com quis médicos começo a passa pra fazer um tratamento e fala sobre a cirurgia bariátrica ?

    ResponderExcluir
  17. Meu imc é 35...tenho ovários policísticos e as veias safenas da minhas pernas estão doentes.Tenho que retirá-las.O médico disse que não posso engordar novamente... senão o problema nas pernas voltam...Tenho dificuldade em emagrecer... Será que consigo operar pelo o convênio?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia...tenho um convenio medico vai fazer 6 meses estou com meu imc 38 acabei de descobrir que estou diabetica sera que consigo fazer a cirurgia????

    ResponderExcluir
  19. Bom dia...tenho um convenio medico vai fazer 6 meses estou com meu imc 38 acabei de descobrir que estou diabetica sera que consigo fazer a cirurgia????

    ResponderExcluir
  20. Oi boa noite depois de dois anos de carencia pra tratamento comorbidades cumprida, sendo que durante um ano tive acompanhamento de endocrino e tentativas fracassadas de emagrecimento o endocrino me encaminhou pra cirurgia, fez uma carta e tudo pediu pra que eu fosse no plano de saude, o plano de saudd aceitou a carta protocolou e tudo porem exige 24 seções com psicologa e 24 consultas com nutricionista, poxa meu imc é de 53 com comorbidades como hipertenção e uma margem limiar de diabetes (quase diabetica tipo 2) será que vou ter que esperar 24 meses pra operar correndo risco de agravar ainda mais minha saude? Por favor alguem me da uma ajuda eu sou leiga nesse nrgocio de planos de saude e processo de cirurgia.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!

    Pode me chamar de Carioca de Campo Grande.
    Sou do Rio de Janeiro, tenho convênio da Nuclep, tenho diabete, fiz uma cirurgia de hérnia de disco na cervical, estou com uma artrose na coluna... Será que teria condições de fazer a bariátrica já que o meu IMC 36,75.
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Tenho 25 anos, meu IMC é 35, tenho serios problemas nos joelhos e não aguento fazer nenhum tipo e exercício, também tenho varizes internas. Eu tenho chance de conseguir? E se, eu pagar o medico a parte, o convenio teria obrigação de arcar com o hospital? Alguem ja passou por isso?

    ResponderExcluir
  23. Como saber se o convênio está em carência para fazer cirurgia bariátrica

    ResponderExcluir
  24. Meu nomé e Natalia tenho 19 anos ... Sempre fui obesa,ja tentei fazer varias dietas,ja passei com nutricionista quando era criança,hoje estou com 132 kls.. 1,72 de altura..
    Tenho pressão alta e tireóide do tipo que engorda,tenho dificuldades para andar,sinto muitas dores na coluna,pertas,costas,falta de ar,estou em obesidade morbida em 3° grau...
    Tenho convênio pela sermed..
    Será q tenho chance de conseguir a cirurgia?
    Com que especialistas devo passar?

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal, entrei no convênio sem doenças preexistente, só que no último ano eu tive um aumento de peso e quase dupliquei meu peso antigo, meu IMC é maior que 50, além da obesidade, não tenho nenhuma outra doença. Eu conseguiria a cirurgia? Mesmo não tendo os dois anos com o endocrinologista?

    ResponderExcluir
  26. Meu problema, meu IMC é 37 e não tenho nenhuma doença decorrente da obesidade. Tentei emagrecer uma vez, consegui 15kg, mas por questões pessoais, o tratamento não foi adiante. Será que devo partir para algo tão radical quanto uma cirurgia, ou insistir em algo que venho fazendo há 10 anos.

    ResponderExcluir
  27. Alguém pode me ajuda estou com Imc 39 e com o plano Bradesco a 4 meses gostaria de saber se haveria uma possibilidade de fazer a cirurgia

    ResponderExcluir