quinta-feira, 17 de julho de 2014

Obeso Mórbido pode Doar Sangue?

Olá a todos!!!

Este post não é informativo e sim uma dúvida. Peço a colaboração de quem estiver lendo que me esclareça.

Um amigo veio me contar que é doador de sangue a muitos anos e ontem, 16/07/2014, ele foi barrado por ser obeso mórbido. Ele se sentiu muito constrangido, pois a enfermeira disse que ele não poderia doar por ter IMC 42. Ele contestou a enfermeira, pois disse que sempre doou sangue, mesmo sendo obeso. A enfermeira chamou uma médica, ele passou por todos os exames e perguntas novamente, e a médica disse a mesma coisa, que ele não poderia doar por ser gordo.


Eu sei que pessoas com o peso abaixo de 50 Kg não podem doar. Os motivos eu não sei, mas nas campanhas isso é sempre frisado. Mas impedir a doação simplesmente porque é gordo eu nunca ouvi falar.

Concordo que muitos obesos tem sérios problemas de saúde, mas no caso do meu amigo ele estava OK, o motivo que foi dado a ele é o IMC de 42.

Eu particularmente fiquei revoltada, ainda mais por saber que meu amigo, que eu tenho imensa consideração, ficou extremamente constrangido. Quem já passou pela obesidade ou é obeso e tem que enfrentar situações humilhantes como esta sabe como é vergonhoso e nos deixa sem ação, impotentes perante o mundo.

Poxa, o obeso ja sofre tanto, são raras as boas ações direcionadas a esta classe, e quando o obeso vai fazer uma boa ação ele simplesmente não pode por ser obeso.

A minha dúvida é... Por que o Obeso Mórbido não pode doar sangue? Simplesmente porque ele é gordo, ou em um agravante?

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

9 comentários:

  1. Nossa, me causou estranheza esse comentário. Doei sangue 10 dias de operar e estava com IMC 41. Doei normalmente, assim como faço há mais de 15 anos no Hospital das Clínicas em São Paulo. Tem certeza que não tinha nenhum outro impeditivo tipo pressão alta ou glicose alta?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, agora vejo que pessoas abaixo de 50 kg não podem doar. Antes e já fui até barrada por isso, pelo meu imc ser inferior que 18,50. Meu imc deu 16,10 e não deixaram eu fazer a doação. E meu peso é 51 kg.

    ResponderExcluir
  4. Obesidade mórbida não é "classe", é falta de vergonha na cara ou doença. A pessoa é obesa porque ela tem alguma doença ou porque come de forma errada e não pratica exercícios. Obesos não podem doar sangue porque não são pessoas saudáveis, porque a obesidade resulta e camufla muitas doenças, inclusive cardíacas. Considere o ato do hospital como uma proteção a saúde, no momento frágil, do teu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. covardia também deveria ser considerada doença postar coisas estapafúrdias anonimamente é covardia... garanto que nunca doou sangue

      Excluir
    2. Este anônimo esta sendo ridículo, obesidade não é falta de vergonha na cara, é uma doença dificil de lidar, assim como a depressão que muitas vezes acompanham a obesidade. Obesidade é uma doença sim, que ninguém escolhe ter

      Excluir
    3. foi o q ela disse...falta de vergonha OU doença

      Excluir
    4. Filho da puta. Preconceituoso e filho duma égua. Obeso não escolheu ser obeso. Viado.

      Excluir