quinta-feira, 29 de maio de 2014

Obesidade é doença?

Olá a todos!

Obesidade é uma doença! Esta afirmação sempre está presente no mundo da obesidade, mas por quê?

Eu quero ter bons argumentos para defender esta afirmação e mudar a opinião de quem considera o obeso como "vagabundo" "relaxado" "preguiçoso" e etc. Ao mesmo tempo eu não quero defender a obesidade como correto, mesmo porque luto a cada dia contra ela, mas nem por isso e nem por nenhum motivo o obeso é relaxado porque ele não consegue fazer uma dieta.

Se fosse simples emagrecer não existiria tanto obeso no mundo. Será que o mundo está cada vez com mais vagabundos preguiçosos? Eu acho que não. Então vamos tentar definir esta afirmação para que os julgamentos sejam justos.


Cientificamente eu não sei responder, mas tenho minha opinião em particular, pois concordo plenamente com esta afirmação.

Com certeza um corpo obeso está doente ou seguindo para que fique. Está estampado nas mídias estas doenças que são: Pressão Alta, Diabetes, Doenças do Coração, Colesterol, Infertilidade, Úlceras, Problemas Articulares, Apnéia do Sono e entre outros.

E não sei se é com todo obeso, mas no meu caso eu sempre soube que eu estava doente, mesmo como os exames dizendo que não. O corpo pesado me fazia sentir que ele caminhava para vida cheia de problemas, caso eu não tomasse alguma providência.

Além da saúde física, também tinha a mental. Eu estava completamente doente por dificuldades como lavar meus pés, comentários do tipo "como ela engordou", afirmações como "não tem seu número" e sensações de que não serve mais.

Esses dias, na faculdade, eu ouvi duas pessoas falando de forma pejorativa sobre obesos e isso me deixou muito mal, pois as pessoas não enxergam a obesidade como doença, acham que estão naquelas condições porque querem. Para um deles eu disse "não fala assim" e a pessoa respondeu "mas ele tem que tomar uma providência se tem aquela barriga de ÉGUA PRENHA". :´(

As pessoas acham que o gordo quer ser gordo, que está daquele jeito porque é relaxado. Lógico que quem está acima do peso ou tem algum problema, ou é porque come mesmo, ninguém é gordo porque vive de alface e chá sem açúcar.

Se estas pessoas soubessem, como eu sei, o quanto é difícil controlar a alimentação num mundo com tantas variedades, talvez elas não perdessem tanto tempo rindo por motivos tão injustos.

Além da dificuldade em controlar a alimentação e fazer uma dieta, também é muito difícil assumir esta doença e procurar ajuda, e para colaborar, nem sempre a ajuda é a correta para mudar hábitos e deixar de comer exageradamente.

Eu não gosto desta relação que as pessoas tem com a obesidade. Considerar o obeso vagabundo e relaxado me incomoda muito. Eu queria fazer alguma coisa para que as pessoas deixassem de tratar a obesidade desta forma. Eu queria ter bons argumentos para mudar a opinião alheia.

Portanto, peço a ajuda de vcs para definir obesidade como doença.

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

Um comentário:

  1. Achei bem interessante a descrição que encontrei na Wikipedia, mas eu tbm acredito que a Obesidade, em muitos casos, é um distúrbio de fundo emocional. Devido a diversos fatores, as pessoas obesas nao conseguem controlar os impulsos e compulsoes referentes a ingestao de alimentos, "descontando" suas emoçoes na comida. E isso nao faz delas pessoas fracas ou sem força de vontade, faz delas pessoas adoecidas que precisam de tratamento adequado. Em suma, ao meu ver, a obesidade é uma doença SIM que pode ser tanto por fatores fisiologicos, quanto emocionais ou ambos. Segue abaixo a descriçao da Wikipedia para a parte fisiologica dessa doença que sabemos que tem tratamento, mas nao tem cura, uma vez que é crônica:

    Genética
    Como tantas condições médicas, o desequilíbrio metabólico que resulta em obesidade é fruto da combinação tanto de fatores ambientais quanto genéticos. Polimorfismos em diversos genes que controlam apetite e metabolismo predispõem à obesidade, mas a condição requer a disponibilidade de calorias em quantidade suficiente, e talvez outros fatores, para se desenvolver plenamente. Diversas condições genéticas que têm a obesidade como sintoma já foram identificadas (tais como Síndrome de Prader-Willi, Síndrome de Bardet-Biedl, síndrome de MOMO e mutações dos receptores de leptina e melanocortina), mas mutações genéticas só foram identificadas em cerca de 5% das pessoas obesas. Embora se acredite que grande parte dos genes causadores estejam por ser identificados, é provável que boa parte da obesidade resulte da interação entre diversos genes e que fatores não-genéticos também sejam importantes.

    Doenças
    Determinadas doenças físicas e mentais e algumas substâncias farmacêuticas podem predispor à obesidade. Além da cura dessas situações poder diminuir a obesidade, a presença de sobrepeso pode agravar a gestão de outras. Males físicos que aumentam o risco de desenvolvimento de obesidade incluem diversas síndromes congênitas (acima mencionadas), hipotiroidismo Síndrome de Cushing e deficiência do hormônio do crescimento. Certas enfermidades psicológicas também podem aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade,diabetes disfunções alimentares como bulimia nervosa.

    Bactérias
    Segundo o estudo publicado na revista Science, bactérias que favorecem a digestão também poderiam fazer o corpo acumular quilos a mais, caso não estejam devidamente equilibradas. Em excesso, essas bactérias alteram o metabolismo e o apetite 4 . (fonte: Wikipedia)

    ResponderExcluir