segunda-feira, 19 de maio de 2014

Fraqueza Perante a Comida

Olá a todos!

A pouco mais de um mês comecei a encarar esta dependência e me senti envergonhada, não queria ter esta fraqueza por algo que eu preciso para sobreviver, por algo que não da para ficar longe, pois em qualquer momento festivo tem boa comida.

Como ficar sem comer? Porque um viciado em crack não precisa do crack para o seu corpo se manter vivo, já o meu corpo precisa de comida para viver.

Isso não é neura e sim uma preocupação que obesos e ex obesos devem ter.

Eu sempre agradeço a Deus pela oportunidade de ter feito a Cirurgia Bariátrica, foi a melhor coisa que eu fiz por mim, mas eu preciso fazer mais, caso contrário eu vou entrar na estatística dos que engordam pós bariátrica. É horrível assumir, mas se eu não cuidar desta compulsão alimentar eu vou perder todo o sacrifício que eu fiz para emagrecer através desta cirurgia.

Por isso eu reafirmo, NÃO É NEURA, eu só quero seguir um caminho que eu sempre desejei quando decidi operar, e este caminho é a saúde.

Eu quero comer mais saudável, mas a minha dependência pela comida não me permite.

Por que?

Porque eu descobri que eu não como apenas quando estou triste, angustiada e me sentindo sozinha. Eu também como porque eu quero me dar um troféu: "A semana foi tão cansativa, eu mereço um sorvete". E se eu me desse este troféu apenas no fim de semana ainda vai, mas tem dias que eu me dou um chocolate a semana toda, e não é 1 bombom, são 2 ou 3.

E o que eu ganho com este "troféu"? A vitória de encher o meu cordo de açúcar é boa? A vitória de encher meu corpo de sódio é boa? E a vitória de encher meu corpo de farinha branca? Porque quando como demais não importa se o alimento é rico em açúcar, sódio ou trigo. O que tem na minha frente eu devoro.


Ando tentando analisar a vida, se estou passando por dias difíceis ou se já passei, depois ou antes de comer algo compulsivamente, isto é, algo que está fora da minha dieta por não ser saudável.

A resposta é, sempre que eu inicio as minhas comilanças tem um motivo. O mal é, não consigo parar. É realmente como um alcoólatra que toma o primeiro gole e se entrega à bebida.

Se eu paro quando o corpo grita? Não, porque eu fico surda quando estou neste momento. Eu posso receber tapas, facadas, chicotadas que nada vai me fazer parar de comer compulsivamente. Eu perco todos os sentidos, fico sega, surda, muda, sem tato e também sem paladar, porque eu não sinto o sabor.

Lembrei dos doces de amendoim em barra que eu comia na infância. Sabem o que eu fazia? Comia 5?Não, eu comia 10 doces de amendoim. Aquilo é puro açúcar. E eu não comia durante o dia todo, eu comia em menos de uma hora. Doce de amendoim é uma delícia, mas passou do primeiro aquilo é enjoativo e eu só parava porque tinha acabado, se tivessem 15 eu comeria 15. Se é ruim? Sim, é muito, mas eu perco o limite. Sinto que meu cérebro se desliga, que os sentidos não me incomodam, eles ficam insuficientes para eu parar de comer.

E as pizzas? Já cheguei a comer uma pizza inteira por várias vezes. Eu não rejeitava nem as bordas. Comia com as mãos, elas ficavam engorduradas como meu rosto, além do trigo que grudava na gordura. Mas eu só queria comer. Eu não pensava em motivos e consequências. Eu queria comer porque o sabor era bom. Quando eu olhava para o último pedaço já estava entupida, mas pensava "Vc aguenta mais um pedaço, não seja fraca, coma TUDO" e eu comia. Sentia dor, muita dor, também sentia culpada, fracassada, perdedora, ...

Esta é minha fraqueza, eu realmente perco os limites até hoje depois da Cirurgia Bariátrica. A diferença é que hoje eu compreendo isso, antes eu só achava que eu gostava de comer demais.

Se alguém for compulsivo alimentar como eu, saibam que a comida não resolve nenhum problema. Na verdade ela te traz mais problemas ainda, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol e etc. Além da dor de comer demais.

Eu sei que este assunto está se repetindo, mas no meu ponto de vista ele volta cada vez mais maduro. E estou abordando ele porque eu maioria dos que me lê passam ou conhecem alguém que passa por isso.

Fiquem em Paz! E tenham Fé no seu tratamento!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

16 comentários:

  1. Eu Tmb sofro com esse problema!!

    ResponderExcluir
  2. Bem, sei que tenho algum distúrbio alimentar, mas, não chega ao tamanho do seu, consigo me controlar, e parar quando preciso, já aconteceu de eu comer além da conta e passar mau, sentir muitas dores e ter dumping enfim... Mas sei que você JUJU irá conseguir se recuperar, força na peruca e vai com tudo, se entrega ao tratamento tenha foco e tudo irá bem. Beijos... torço por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiola,
      Não é constante a minha compulsão, mas ela existe e por isso eu falo tanto, pois sei que não sou a única neste barco...
      Obrigada pela força!!!
      Um dia de cada vez eu estou vencendo..
      Beijos

      Excluir
  3. como eu a entendo!!!! sofro do mesmo mal, exactamente. qd arranjo uma desculpa para comer, meto o nariz no frigorífico e só saio de lá qd já n posso mais. e o mais engraçado é q depois nem sei o que comi, n me lembro! mas foi bastante! eu tb costumo dizer q um toxicodependente ou um alcoólico n precisam da sua dependência para viver, mas eu tenho q lidar com a comida todos os dias e lutar contra mim própria para n comer demais. é terrível! mas como se diz, é um dia de cada vez!!! fique bem, beijos e sei q tanto você como eu havemos de atingir a nossa meta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina
      Um dia de cada vez vamos controlar esta compulsão doida...
      Obrigada por tudo!!!
      Beijossss

      Excluir
  4. Gostei muito do seu relato. Sofro com este mal. O pior é que estou sem psicólogo. Tem horas que bste uma tristeza terrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, tenta voltar para a terapia, ela me fortalece demais...
      Beijos

      Excluir
  5. Juju, me emocionei com seu relato, tbm sou compulsiva amiga e hoje encontro froças com a ajuda de terapia e o grupo CCa- Comedores compulsivo anonimos. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,
      Conheço o trabalho do CCA, realmente são muito sérios...
      Obrigada!!!

      Excluir
  6. Eu pensei que a bariátrica me curaria deste mal , mas hoje 3 anos e 7 meses depois vejo que não ! A compulsão esta voltando , bom na verdade ela só esteve adormecida durante os primeiros meses !
    Cris -SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris
      O importante é assumir e tratar :)
      Bos sorte querida!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Você não é a unica, pode ter certeza!!
    Eu sempre digo que um viciado em álcool por exemplo, pode viver sem nunca mais por bebida na boca, mas um viciado em comida que depende do próprio vicio para viver o que faz? É muito difícil controlar isso por que sempre terá vários motivos para você comer e a unica coisa que nos resta a fazer é conviver com isso por toda a nossa vida. Lutando todos os dias, todas as horas contra a vontade de comer só mais um...
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Jaque, é assim mesmo, LUTANDO
      Beijos e muito Obrigada pelas palavras!!!

      Excluir
  8. Ju, gostei muito do seu post! Minha cirurgia é ainda recente, faz apenas 3 meses que operei, mas me preocupo se vou conseguir chegar na meta, como vou lidar com a comida! Só sei que para mim o acompanhamento psicológico é fundamental! Sempre te acompanho, e torço por vc! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,
      Se vc tem um bom psicólogo te acompanhando já é meio caminho andado, agora o segredo é ter força de vontade e não ter medo de mudar...
      Sucesso
      Beijos

      Excluir