segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Efeito Platô pós Bariátrica

Olá a todos!!!

Sim, é desesperador passar pelo Efeito Platô. Mas o que fazer?!

Basicamente, fazemos tudo certinho na dieta e nos exercícios, mas a balança não baixa. É um período onde ficamos nos questionando ... "onde estou errando" "será que estou comendo demais" "talvez preciso fazer mais exercícios" ... Mas, isso é mais comum do que imaginamos.

Existem muitas explicações para este mal e nem vou tentar explicar as causas, mas quero falar sobre a minha experiência com ele.


Inicialmente, não tento me desesperar, por que isso só prejudica a minha ansiedade, fico deprimida e por ai vai. Também procuro não ligar pra balança uma semana antes de menstruar, pois sempre retive muito liquido nesta época, já cheguei a engordar 2,5 Kg e depois que passa este período tudo volta ao normal.

Em seguida, procuro mudar a alimentação. Por exemplo, entre o café da manhã e o almoço eu sempre como um iogurte, então troco por uma fruta, ou se eu estou comendo fruta troco por uma fatia de queijo branco. Vou movimentando os alimentos pra lá e pra cá e isso é até legal pra não enjoar da dieta.

Vocês sabem da minha dificuldade em beber água depois de operar, mas me esforço para beber pelo menos 1,5 l por dia. Eu sinto que ajuda a sair todas as porcarias do meu corpo, rs.

Não estou com tempo para me exercitar, e acho que a minha perda de peso está lenta por conta disso. Mas aos que se exercitam, é legal mudar os horários ou os exercícios.

Enfim, existem várias formas para driblar este mal, o ideal é conversar com o nutricionista e/ou com o instrutor que te acompanha. E por experiência própria de quem já passou por várias fases de platô depois de operar, do nada ele vai embora e voltamos a perder peso de forma significativa. ;)

E para finalizar, se estão comendo direitinho, não achem que estão comendo demais. Comparem (com muita honestidade) o que você comia antes da Bariátrica e depois. E lembrando que quantidade não é sinônimo de comer demais, exemplo, 300g de Leite Condensado em tamanho é bem menor que 300g de um prato com saladas, carne, arroz e feijão, porém a caloria do Leite Condensado é bem maior.

Enfim, comam saudável!!! E sem neuras!!!

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
e-mail: jujubelasblog@gmail.com
Instagram: http://instagram.com/juju_bela

24 comentários:

  1. É muito bom saber disso porque eu já tinha as "NEURAS" todas, mas ainda bem que conto sempre contigo e foi possível "DRIBLAR" a perda de peso, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que notícia boa querida!!!
      Muito sucesso pra vc!!!
      Bjs no <3

      Excluir
  2. Ola, meu nome é Sandra, fiz bariátrica em 21 de novembro agora, e olha me arrependi, me sinto péssima, nada ta bom, dizem que vai passar qdo eu me ver perdendo peso, já perdi 12kilos, ñ da pra notar pois eu tinha 126kilos e ainda estou com 115kilos, explico o porque de me arrepender, bem novembro vésperas do final de ano, como minha cirurgia foi feita pelo sus eu estava a qse um ano providenciando exames etc etc, a previsão era para Janeiro/2014....pensei vou aproveitar as doçuras de final de ano, pois é dia 20 de novembro me ligam e me falam que minha cirurgia ficou pro outro dia, ótimo ñ precisei esperar, mas ñ imaginei nem por um minuto esta depressão, tenho uma companheira que faz de tudo, a faze da dieta liquida meu DEUS que é aquilo?, agora estou na tal pastosa, já enjoei de comer sem mastigar, parece que ñ mata a fome, por se tratar de sus, vc pode imaginar, operei num dia passei até o meio dia de outro na uti e no outro alta, e se ñ tiver nada, continuar tudo certinho como esta verei meu cirurgião em Fev/2014.....é por aí vai, achei seu blog e de lá para cá estou acompanhando...Desculpe pelo desabafo, um abraço e Boas Festas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra querida!!!
      Concordo com as pessoas que dizem que esta angustia toda vai passar.. No começo realmente é bem complicado e nem sempre estamos com o emocional bom pra enfrentar tamanha dificuldade, mas tenha fé, um dia após o outro, e tudo ficará mais colorido...
      Vc está no caminho certo, procure informações, entre em contato com os gastroplastizados, que a esperança se acentuará na sua vida...
      Um beijo cheio de carinho de quem torce por vc!!!
      Conte comigo!!!
      <3

      Excluir
    2. Agradeço as palavras, de incentivo, e continuarei acompanhando aqui e no face, Obrigada mais uma vez.

      Excluir
    3. Olá Sandra.

      Bom, já estamos em janeiro, e você agora está com 02 meses de cirurgia, não é? Imagino que as coisas tenham caminhado, e muita coisa já tenha mudado, mas é um longo caminho. Torço por você, para que supere cada um dos obstáculos e possa comemorar cada uma de suas vitórias. Mas ao ler seu comentário, chamou-me a atenção a frase sobre a dieta líquida e pastosa: "Comer sem mastigar" !! Olha, Sandra, eu imagino que o seu médico já tenha falado, ou ainda vai falar, mas mesmo os líquidos, devem ser mastigados. Sempre. Não só durante o período de dieta, mas no dia-a-dia. A mastigação traz vários benefícios, desde o estímulo da sensação de saciedade, até a estimulação do processo digestivo. Como diz a medicina oriental: devemos “beber os sólidos e mastigar os líquidos” . Um abraço e um ótimo 2014 para você.

      Excluir
    4. Gostei da frase Ivete!!! Mastigação é fundamental!!!
      =)))

      Excluir
    5. Oiiii Sandraa..Olha qto tempo passou, 😊😀 Me chamo Simone.. Vi ali seu comentário sobre o arrependimento e me identifiquei enquanto estava nas duas primeiras semanas da minha Bari (hj estou com 1 mês e 15 dias), porém graças a Deus o arrependimento ja passou.. estou agora no terrível platô e justamente por ele, a pesquisa e o encontro desse blog. Fiquei curiosa pra saber como vc está hj, três anos depois..o quanto emagreceu e como foi sua experiência com a bariatrica.
      Beijos,
      Sima.

      Excluir
    6. Oiiii Sandraa..Olha qto tempo passou, 😊😀 Me chamo Simone.. Vi ali seu comentário sobre o arrependimento e me identifiquei enquanto estava nas duas primeiras semanas da minha Bari (hj estou com 1 mês e 15 dias), porém graças a Deus o arrependimento ja passou.. estou agora no terrível platô e justamente por ele, a pesquisa e o encontro desse blog. Fiquei curiosa pra saber como vc está hj, três anos depois..o quanto emagreceu e como foi sua experiência com a bariatrica.
      Beijos,
      Sima.

      Excluir
  3. é uma fase chata e anustiante,, mas temos que aprender com ela, afinal não será um único platô na vida né????
    E Sandra, quando vc ver os resultados no próximo natal, vai rir de tudo isso....
    tenho um blog e um canal no youtube falando sobre meu passo a passo...
    http://www.youtube.com/channel/UC92gqUze-3x-9pbC6wgtqjQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, estou acompanhando seu canal no YT.. Obrigada pelas palavras..
      Bjs

      Excluir
    2. Ola Dani, visitei sua página no YT, pelo que entendi fizemos a cirurgia qse na mesma época, agradeço a vc tb o incentivo, e informo a vc que tb sou de ctba, ou melhor colombo, fiz minha cirurgia no Angelina Caron. Abraços

      Excluir
  4. Fiz um mês de bariátrica. Eliminei 13 kg, mas parece que a aproximadamente uma semana, a balan ça parou. Levei um susto ao me pesar. Fiquei triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!
      Também estou passando pelo platô... me conte, quanto tempo durou o seu?? Estou com um mês e quinze dias de Bari.. perdi 14 kg.. mas estacionei 😢
      Bjs,
      Sima.

      Excluir
    2. Oi Sima e oi Shuzel tb fiz a cirurgia dia 17 de junho,perdi 10 kg e faz uns 15 dias que estacionei, não perdi mais nada.

      Excluir
  5. Sinto tanto por vcs quanto por mim mesma - fizeram a maior besteira da vida - não compensa - nunca mais será igual

    ResponderExcluir
  6. 6 anos depois e não passou um dia em que não me arrependa e continuo magra e com a saúde ... podem imáginar ! esse é o futuro de vcs ! não vão absorver mais nada , deu pra entender ????

    ResponderExcluir
  7. Sinto tanto por vcs quanto por mim mesma - fizeram a maior besteira da vida - não compensa - nunca mais será igual

    ResponderExcluir
  8. Olá Juju e obrigada por esse post. Estou ha 2 meses no plato e desesperaa, angustiada... vou fazer 5 meses de cirurgia. Operei com 118,5kg e estoh com 91,1kg... me sentindo muito frusteada, mas arrependida NUNCA. Espero voltar a emagrecer, estou muito triste!

    ResponderExcluir
  9. Bem gente.eu fiz bypass em y no dia 13 de agosto de 2014. No pós cirúrgico me arrependi amargamente.chorava desesperada todos os dias.cheguei a acompanhar com o psiquiatra amargura o fundo do poço. Para min e como se a vida tivesse acabado. Nada mais fazia sentido. Tive então depressão. Amargura muito por uns 2 anos. De 120 klos e 1.66 fui para 59 fiquei igual uma morta viva.mais eu sentia que mesmo sem esperança ou força eu tinha que lutar.por min por minhas filhas pelo meu marido. Mesmo me sentindo péssima. Fui vivendo um dia a possibilidade o outro. E os meus dias eram cinzentos apagados e sem perspectiva. Porém após 2 anos comecei a me aceitar nesta nova condição e tentar tirar algo de bom. Ao invés de só evidênciar o sofrimento comecei a ver uma luz no fim do túnel. Hoje ainda estou digamos me recuperando emocionalmente e também fisicamente.
    Mais hoje analisando os benefícios que tive com a cirurgia vejo que não tenho o porque me arrepender.
    Realmente é muito difícil.
    Mais para min foi a salvação.
    Hoje não tenho mais diabetes e nem pressão alta.
    Se alguém quiser tirar dúvidas ou conversar aí vai meu número.
    93 99108.3812
    Preta
    Bom final feliz para todos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oiii Pessoal
    Fiz minha bariatrica em 2012.Perdi 51kg��ate ai tudo bem,feliz, abusei e nao policiei minha dieta.Hoje dia 11/02/2017,estou 4dias sem comer alimentos solidos tenho dores e falta de ar.Para aliviar só provocando vomitos.Se arrependi❓
    Não.
    Ainda não.Aguardando segunda-feira pra marcar médico.Um abraço
    Aos Bariatricos����

    ResponderExcluir
  11. Oi gente me.chamo Gracyanne hoje estou com 31 dias de bariatrica. Aos 10 dias de cirurgia já tinha perdido 10kg, porém estacionou não perdi mais nada. Estou chateada com isso minha cirurgia foi sleev será se e assim mesmo?

    ResponderExcluir