sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Obrigações do Convênio com tratamento psicológico

Olá a todos!

Sabemos da importância do Psicólogo para os Gastroplastizados, mas não sabemos que os convênios devem cobrir 40 sessões anuais de terapia para quem possui Transtorno Alimentar. Sim, eu só fiquei sabendo disso quando comecei o tratamento para Cirurgia Bariátrica, mas poderia ter me tratado com psicólogo, sem estar restrita as 12 sessões anuais que o convênio limita, antes de optar por um tratamento mais drástico.

A minha endocrinologista sempre me encaminhou para tratar com psicólogo, mas nunca mencionou sobre isso, na verdade ela não sabia deste direito. Sabemos que 12 sessões anuais para quem sofre com compulsão é muito pouco. E para pagar um bom psicólogo por mês você vai gastar uma média de R$ 400,00 por mês.

Pagamos pelo convênio e temos direito, então vamos reivindicar nossos direitos e usufruí-los.

COMO???

Convênio Médico é obrigado a cobrir 40 sessões de Psicólogo para pacientes que sofrem de Transtornos Alimentares.

Mas o que é Transtorno Alimentar?

De acordo com o wikipédia, é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severo prejuízo à saúde de um indivíduo como:

Anorexia

Bulimia
Hipergafia
Ortorexia
Pica
Síndrome de Prader-Willy
Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP)
Transtorno obsessivo compulsivo por alimentos
Transtorno de ruminação
Vigorexia

Nós obesos nos encaixamos no Transtorno Obsessivo Compulsivo por Alimentos e isso que dizer que fazemos parte do CID F50, de acordo com a Resolução Normativa 262, Anexo II, da Associação Nacional de Saúde (ANS).


Desta forma, converse com seu psicólogo e garanta seus direitos. Após a carência, convênio não pode negar este direito, como não pode negar o direito de Cirurgia Bariátrica, É LEI. 

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
Até mais...
Contatos: twitter - facebook 

7 comentários:

  1. MUITO BOM JU !!!!!!!!!!!!!! é isso mesmo!! Minha irmã é advogada e segundo ela é muito comum o convênio alegar que 'cabe ao psicólogo definir se o caso é mesmo muito grave' para ter direito às 40 sessões, e muitas vezes o próprio psicólogo desconhece as leis. O jeito é dialogar, mas deixar claro que conhecemos os nossos direitos. Bj e bom feriadão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ivete, eu li a Resolução e tem muita coisa que da direito a 40 sessões e concordo com vc, os endocrinologista e psicólogos deveriam se informar mais...
      Beijos...

      Excluir
  2. Eu tbm não sabia disso... Caramba! Bjos Ju!!

    ResponderExcluir
  3. Que notícia excelente!!! Obrigada Jú pela informação!!! seu blog tbm é um serviço de Utilidade Pública!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs... Gostei do Serviço de Utilidade Pública, mas a minha idéia é dividir experiencias e informações para que todos saiam bem..
      Bjs

      Excluir
  4. Sem dúvida Isac... E eu vou lutar pelos meus :)

    ResponderExcluir