terça-feira, 8 de janeiro de 2013

50% engordam?!

Olá a todos!

Hoje o post surgiu após um comentário da Ivete (foi minha professora da faculdade e hoje é minha professora pra vida).

É um assunto que eu venho digerindo mentalmente desde que decidi pela  Cirurgia Bariátrica e que após um comentário dela no post Exames e Laudos para a Cirurgia Bariátrica eu resolvi expor aqui no Blog.

Lembro-me da primeira consulta com o Dr Kikko, ele mencionou as dificuldades e riscos da Cirurgia e uma das coisas que me chocou bastante foi receber a informação de que 50% dos gastroplastizados engordam após 5 anos, mas enfim, decidi encarar o risco. Quando comecei a participar do Grupo Multidisciplinar a psicóloga também enfatizou muito sobre isso. Enfim, mesmo sabendo disso nenhum dos participantes do grupo se levantou para desistir, e acredito que o motivo seja o mesmo que o meu, a ultima opção e mais drástica, já que não aguenta mais carregar a obesidade por motivos diversos.

Em suma, o meu pensamento é o seguinte, estes dados são de quem operou a 5 anos atras e que talvez estes pacientes não tivessem todo o acompanhamento que as equipes médicas tem hoje. E um exemplo é o comentário da Ivete:

"(...) Não sei se já te disse, mas tenho pessoas da família que fizeram a cirurgia, e fico triste de perceber que elas não tiveram todo esse acompanhamento - as palestras, a participação de uma equipe multidisciplinar, terapeutas especializados no processo da cirurgia bariátrica - e hoje,elas sofrem algumas consequências por conta dessa falta de orientação que tiveram. (...)"

Outro exemplo é a minha irmã queparticipou da mesma equipe multidisciplinar que eu a um ano atras e ela não teve o tratamento com fonoaudióloga que eu tive. Até onde eu sei, esta especialidade foi incluída no grupo que participei a uns 8 meses. E que a mastigação é um assunto novo na Fonoaudiologia. E esta informação eu tirei do vídeo que o Isac Aires fez com sua fono.


Segue os vídeos:

Cirurgia Bariátrica: Fonoaudióloga Andréa Cavalcante Parte 1

Cirurgia Bariátrica: Fonoaudióloga Andréa Cavalcante Parte 2

Cirurgia Bariátrica: Fonoaudióloga Andréa Cavalcante Parte 3



Concluindo, o meu ponto de vista é que a Cirurgia Bariátrica está se lapidando com o tempo e corre o risco desta estatística diminuir, já que hoje existe este acompanhamento que antes não tinha com tanto afinco.

Lógico que são achismos da minha parte, mas que da para pensar na importância de manter os acompanhamentos para correr menos riscos, já que os que operaram a um bom tempo atras não tiveram este tipo de cuidado.

E mais, se fosse só engordar, mas tem o risco de troca de compulsão, como informei no post Compulsão Pós Gastroplastia que exige um acompanhamento psicológico.

Eu não sei se isso pode ser polêmico demais, mas gostaria da opinião dos que operaram a mais de 5 anos.

Pensem nisso antes de dar as costas para o acompanhamento profissional. ;)


OBRIGADA PELA VISITA!!!
Este Blog me faz muito bem e por isso ele existe com muito carinho!!!
Até mais...
Contatos: twitter - facebook - runtastic


13 comentários:

  1. Eu acho que volta a engorda quem burla o tratamento já de inicio, ou tem o pensamento que nem uma amiga minha que disse que não quer ser magra, quer ser só menos gorda, pessoas q perguntam qdo podem voltar a beber refrigerante, ou seja, mal fez a cirurgia e já quer ter hábitos antigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talia, tem gente que não leva a sério, não quer mudar os hábitos e tal...
      É triste, mas acho que temos que usar as Redes Sociais para alimentar esta ideia de mudança...
      Vou usar meu Blog e meu Vlog pra isso, pois cansei de errar, agora é a chance que tenho de aceitar..
      Beijos..

      Excluir
  2. Oi Ju...

    Sem dúvida o acompanhamento é mt importante...mas tb varia mt de pessoa para pessoa, até pq como a gente já ouviu milhões de vezes...a cirurgia não é um remedio, é uma ferramenta para ajudar a alcançar um objetivo.Lógico que de cara todo mundo emagrece...os anos passam, e se não houver uma conscientização por parte da pessoa a engorda é consequencia!
    Como vc disse...a cirurgia já evoluiu mt e a tendencia é evoluir mais e provavelmente esse numeros e tendencias a engorda devem mudar!

    BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, quero que mude esses números e, principalmente, quero mostrar que é possível ser sadia com a Bariátrica...
      Beijos...

      Excluir
  3. É Ju, vc tocou num ponto super polêmico sim, quando levantou a questão de que talvez, voltar a engordar nem seja o único problema, porque quando falamos em 'voltar a ter hábitos antigos', estamos falando de algo muito mais profundo do que uma dieta, ou substituição de alimentos, estamos falando em você REALMENTE assumir que vai ser 'outra'. Que vai ter outros hábitos, que vai fazer outras coisas, que vai ter outra aparência...pode parecer simples, mas não é. Para algumas pessoas, é muito difícil deixar de identificar-se com o que se é por fora (ações e aparência); e entender que mesmo tendo novos hábitos e uma nova aparência, vc em essência ainda é a mesma pessoa. Tem gente que fica com medo; medo de não se reconhecer mais...por isso, engorda de novo...para poder se reconhecer ... Por isso, penso que toda essa preparação que vc está vivenciando: os médicos, o blog, refletir sobre cada passo, é fantástico. Acho que assim, vc nunca vai perder-se de si mesma. Beijos, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivete, o meu propósito no blog é mostrar que pode ser saudável física e mentalmente com a Cirurgia Bariátrica... Não sei se vou conseguir, mas estou bem disposta a mudar e aceitar o tratamento clinico...
      Beijos...

      Excluir
  4. Isac, estou refletindo muito sobre todos os comentários deste post e acho que vou desenvolver mais esta ideia...
    Agradeço por permitir mencionar seus vídeos com a Fono...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Juju, eu li uma matéria que dizia que um estudo diz q a maioria dos que voltam a engordar não participaram de grupos de apoio... Tenho amigos que foram lá e pagaram particular... Meu Deus, sofreram não aprenderem nada, nem a preparar o psicológico, nem a mastigar direito, nada, nada... O fundamental está na nossa cabeça, por isso precisamos nos preparar... Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lezinha, seu comentário foi fundamental.. Vou escrever mais a respeito e desenvolver a ideia..

      Excluir
  6. Li agora seu post sobre pacientes que voltam a engordar...bem,os pacientes que conheço que engordaram foram os que não tiveram acompanhamento ou abandonaram depois de algum tempo, na minha família mesmo tem pessoas assim, que mais 10 quilos voltam a seu peso de antes da cirurgia...triste,muito triste! Nas palestra que participei no meu grupo com a equipe multidisciplinar esse tema foi muito abordado e nós pacientes muito bem orientados sobre a importância do acompanhamento com a equipe. Adorei sua postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pri!!!
      É aquele tal negócio, somos orientados que será necessário mudanças, se as pessoas sem juízo querem ser sem juízo, então paciência, que aguentem as consequencias...
      É realmente muito triste :(
      Beijos...

      Excluir
  7. Pessoalmente não conheço ninguém que reengordou apenas histórias, mas jamais irei comer p ver se é verdade, afinal sou recém operado 1 ano e fui e estou sendo bem orientado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga os passos da sua equipe, com certeza são os melhores..
      Beijos no <3

      Excluir